Li essa frase em um post no Pinterest, sobre uma foto do Anthony Bourdain, e ela ficou presa na minha mente. Fui atrás e percebi que já o conhecia, mas nunca tinha feito a conexão: um grande chef de cozinha que virou escritor e, depois, apresentador de TV.
Assistindo às viagens dele, sempre em busca de sabores e histórias, comecei a ver como ele também passou a olhar a jornada de uma forma diferente e como isso ecoava o que eu já vinha pensando sobre a minha própria.
Essa frase chegou como um resumo perfeito: “A jornada transforma você.”
Olhando para trás, vejo o quanto fui mudado nesse processo. Principalmente quando insisti, mesmo nos dias difíceis, em repetir para mim mesmo: “Aproveite a jornada.” E assim eu fui.
Conheci pessoas novas e diferentes. Lugares distantes e outros tão perto que eu nunca tinha notado. Fui a eventos que jamais imaginei estar.
E com tudo isso, minha mente e meu olhar foram mudando.
Percebi que, mesmo com altos e baixos, eu estava aproveitando o caminho. E, acima de tudo, valeu muito a pena subir naquele “cavalo selado” que passou na minha frente e que eu sabia que não ia passar de novo.
Claro, esse processo nem sempre foi fácil. As mudanças repentinas, os imprevistos, as decisões difíceis. Teve frio na barriga, teve medo. Mas não há nada melhor do que fazer — e depois ver que valeu. Ou até se arrepender, mas com a certeza de que você tentou. Tudo teria sido diferente se eu não tivesse dado esse passo. E, com certeza, eu não teria sido transformado por cada acontecimento.
No fim, o que me resta dizer é: Vale a pena viver a jornada.
Ela vai te transformar. E isso, só isso, já faz tudo valer.